O livro Pedagogia do Oprimido Paulo Freire propõe uma explicação da importância e
necessidade de uma pedagogia dialógica emancipatória do oprimido, em
oposição à pedagogia da classe dominante, que contribua para a sua
libertação e sua transformação em sujeito cognoscente e autor da sua
própria história através da práxis enquanto unificação entre ação e
reflexão. Nesta pedagogia, o educador, através de uma educação
dialógica problematizante e participante, alicerçada na confiança no
povo, na fé nos homens e na criação de um mundo onde cada homem seja
valorizado pelo que é, onde a liberdade do povo deve atender à
perspectiva do oprimido e não do opressor, procura conscientizar e
capacitar o povo para a transição da consciência ingênua à
consciência crítica com base nas fundamentações lógicas do oprimido.
Assim, caracteriza-se por um movimento de liberdade que surge a
partir dos oprimidos, sendo a pedagogia realizada e concretizada com o
povo na luta pela sua humanidade.
Laudisséia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário